Presencial da Escola E Paciana Torres de Santa'Ana - 02/06/2009
Reflexão
“Quem educa, também aprende, transforma-se no próprio ato de educar, na relação que se estabelece entre professor e aluno. O aprendiz por sua vez, ao aprender, também educa, com base na unidualidade existente na relação educador- educando e educando - educador. Ao falar do educador, reconhecemos sua posição de educando e vice-versa.” Maria Cândida MoraesGrupo
1 - Odenil, Cleonice, Laurice, Placida, Mara, Idalena
O papel do novo educador é de facilitador e orientador da aprendizagem, é dar liberdade de expressão ao aluno, deve ser capaz de criar condições para que os mesmos ampliam seus conhecimentos, diante de uma situação ou problema, para que os aprendizes adquiram novos conceitos , habilidades e competências que a nova sociedade exige.
Grupo 2 - Maria Inês, Ana Márcia, Wanderley, Diva, Sebastiana, Maria Cristina, Paulo
Se a aprendizagem decorre de processos reflexivos e dialógicos que traduzem os movimentos existentes no processo educacional, qual será o papel do educador nesse contexto? O aluno traz em si um potencial unico que é a individualidade. No processo de crescimento e desenvolvimento, essa individualidade interage com as características do professor e com todo o contexto que o cerca. Apesar da resposta às situações externas depender da unidualidade, os cuidados do professor têm extrema importância no processo. Em contrapartida a relação de troca entre o educando e o educador faz com que se perceba a recíprocidade do conhecimento.
Grupo 3 - Luzia, Dinalva, Renata, Marcia Beatriz, Julio, Edirlaine, Maria Luzia, Angélica
O educador não é só um instrumento de transmissão de conhecimento. A relação entre educador e educando é mútua, pois o educando também tem o que transmitir ao educador, com sua própria experiência. As dificuldades pré-existente que ocorre com o educando são evidenciadas no processo ensino –aprendizagem em sala de aula, leva o educador a buscar caminhos para alcançar o seu objetivo que é levar o aluno a conquistar o seu próprio conhecimento. Ao final do processo o professor evidencia que existe vários métodos ou caminhos para se alcançar êxito no chamado ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário